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O paradoxo do empreendedor: Sucesso e fracasso andam juntos!

Algumas temáticas muitas vezes são rotuladas e mal discutidas pelos empresários, principalmente nas MPEs (micro e pequenas empresas), tais como: margem de lucro, precificação, investimento, metas a curto, médio e longo prazo e comportamento do cliente. Entretanto, essas temáticas são fundamentais para qualquer empreendimento que almeja crescer.


Empreendedoras da indústria da moda conversando.
Fonte: CANVA.COM - Banco de Imagens

Se as temáticas citadas são tão importantes, porque são discutidas tão pouco nas pequenas empresas, e porque os empresários parecem ter medo de tocar em alguns destes tema? Este é o paradoxo!


Pela experiência da Megaquality Brasil, com mais de 20 anos no mercado, quando os pequenos empresários são questionados sobre os temas, a palavra "acho" aparece em todas as respostas, normalmente vazias e sem fundamento algum.


Infelizmente este cenário é muito comum e demonstra um abismo entre o entendimento do negócio e a prática do dia a dia. Quando o planejamento não corrobora com a realidade aplicada no negócio, as contas não fecham no fim do mês.


Baseado na experiência citada, descrevemos o que cada temática tem de importante para que seu empreendimento tenha saúde financeira no alcance dos resultados e crescimento:


- Quanto a margem de lucro: De acordo com dados levantados pela Megaquality Brasil, aproximadamente 75% dos empreendedores não sabem a sua margem real de lucro. Dessa forma, o que reina é a gestão das incertezas, planejamentos deficitários, futuro incerto, e claro, o fracasso que ameaça constantemente a existência do empreendimento. Este colapso é uma das principais causas de falência de micro e pequenos negócios.


- A precificação: Este é outro sério problema na gestão dos pequenos negócios. Se houver qualquer cálculo errado neste quesito, a gestão pode estar totalmente comprometida. Especialistas alertam porque é tão difícil precificar: Este problema é tão recorrente nas MPEs, pois, a precificação envolve muitos fatores que agregam valor no produto final, como, por exemplo: o transporte, a embalagem, a energia, mão de obra, impostos, os custos e despesas fixas, inflação e outros fatores externos e internos que impactam na memória de cálculo do preço final dos produtos. Portanto, é necessário todo envolvimento destes elementos para compor o resultado da precificação.


- Quanto ao Investimento: É necessário que o empreendedor conheça profundamente seus custos para projetar o crescimento do negócio, uma vez que a expansão requer pesquisa de mercado, posicionamento e o cumprimento de metas para alcançar melhores resultados.


- Comportamento do cliente: É possível dizer que as empresas devem ter alinhamento com o mercado, baseando-se principalmente no comportamento de compra do cliente para poderem suprir e sustentar a cadeia produtiva, e ainda, seguir com novas demandas que trarão sucesso ao negócio.


Por fim, a fórmula do sucesso não existe, todavia, analisar constantemente as variáveis referentes as temáticas citadas, sem medo de tocar no assunto e tomar decisões apoiadas nessas análises, podem ser fatores críticos para direcionar ao sucesso. Por outro lado, o oposto disso, é justamente um fator crítico que pode levar um negócio ao fracasso.


É importante que o empreendedor considere essas dicas valiosas em sua gestão. Empreender nunca foi uma tarefa fácil, mas, a virtude de pessoas sábias estão nas suas relações, no seu conhecimento adquirido e nos temas que analisa com prioridade e foco, e o seu negócio é um deles.

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1 Comment


Reynald Magri
Reynald Magri
Aug 15, 2023

Empreender é correr riscos, SEMPRE! O "X" da questão é analisar cenários e procurar correr riscos mais calculados.

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