top of page
Buscar

Como se tornar um profissional de alta performance?

Com mais de vinte anos no mercado de consultoria empresarial e desenvolvimento de pessoas, a Megaquality Brasil possui enraizado em seu DNA, o propósito e missão de desenvolver profissionais com foco em liderança e entrega de resultados para que estes profissionais desenvolvam, por sua vez, um trabalho de excelência nas organizações que atuam, melhorando o desempenho destas empresas.

business men and women
Fonte: CANVA.COM - Banco de Imagens

Muitos profissionais buscam alcançar a alta performance e por meio disso, novas promoções e oportunidades na empresa que atuam. Para atingir este objetivo, a maioria dos profissionais acredita que apenas a formação acadêmica, ou técnica, basta para chegar onde almejam. Outros, creem que o que conta é o tempo de experiência ou a idade.


Entretanto, a alta performance, está mais relacionada às atitudes, do que a outros fatores!


O famoso C.H.A. é o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que um profissional possui, ou que se espera que o profissional possua para ocupar determinada posição. Normalmente, o conjunto C.H.A. esperado de um profissional Júnior, é menor ou de menor complexidade do que o que é esperado de um profissional Pleno. O mesmo ocorre na comparação de um profissional Pleno para um profissional Sênior.


Existem inúmeros profissionais com currículos invejáveis em relação à quantidade de estudos e certificações que, entretanto, não desempenham tão bem o papel esperado de um profissional sênior. Assim como existem profissionais com tempo de experiência em atuação referentes a determinadas áreas, cuja pré-análise pode levar a crer que são profissionais sêniores completos, mas que também não desempenham o papel de um profissional sênior como é esperado.


Isso ocorre porque apesar de ser esperado um conjunto maior de conhecimentos e habilidades de um profissional Sênior do que nos demais níveis, são as ATITUDES que diferenciam um profissional Sênior dos outros.


Uma definição interessante para compreender a diferença entre as três posições, é a descrição abaixo utilizada pela Megaquality Brasil, em alguns casos:

diferença entre júnior, pleno e sênior
Fonte: Desenvolvido pela Megaquality Brasil

Perceba que o diferencial de um profissional Sênior, está em sua capacidade de receber uma atribuição, e apenas com a descrição do objetivo esperado (sem detalhamento sobre metas específicas, ou formas de entrega do seu trabalho, ou informações sobre como ele deveria executar o trabalho) conseguir realizar a atribuição que lhe foi dada, com qualidade e proatividade.


Isso ocorre porque o profissional Sênior deve possuir uma visão holística e sistêmica sobre o trabalho que desenvolve e a capacidade de raciocinar estrategicamente sobre seu próprio trabalho. Estas capacidades se desenvolvem muito mais quando o profissional possui ATITUDES relacionadas a alguns fatores, como:

  • buscar compreender inteiramente o trabalho que desenvolve;

  • buscar compreender inteiramente o ecossistema relacionado ao trabalho que desenvolve, e como suas entregas impactarão o restante desse ecossistema;

  • buscar exercitar seu raciocínio, pensando sempre sobre as melhores formas de trabalhar: formas assertivas, formas econômicas e práticas (custo e tempo de trabalho), formas alternativas, caso sejam encontrados percalços para a execução inicial (ter um plano B), formas de melhor aproveitar os recursos humanos (pessoas envolvidas);

  • buscar prever variáveis incontroláveis que podem ocorrer na execução do trabalho e pensar estrategicamente sobre possíveis soluções para se precaver;

  • Buscar ser líder e decisor, ou seja, posicionar-se como uma pessoa de referência para o trabalho que define o que deve ser feito, ao invés de esperar os demais (respeitando seus limites de atuação e sem atuar de forma coercitiva na lida com os demais)

  • Em caso de possuir dúvidas sobre o trabalho, esgotar os recursos que possui para consultar a informação desejada antes de perguntar para alguém. E questionar-se: Eu realmente preciso dessa informação? Ela é relevante para a execução do trabalho? Eu tenho algum outro meio de encontrar a informação antes de questionar superiores? Eu esgotei meus mecanismos de busca da informação antes de perguntar para alguém?

  • Em caso de possuir dúvidas sobre o trabalho e já ter esgotado do todos os meios, não hesitar em perguntar a alguém sobre a informação que precisa (Desde que de forma clara, assertiva, em canais propícios e no tempo apropriado)

  • Em caso de ser questionado, estar sempre preparado para responder perguntas, como: Qual sua proposta quanto a forma de execução deste trabalho? Quais as alternativas vislumbradas por você para solução deste problema?

  • Além disso, é preciso estar pronto para dar essas respostas mesmo antes de ser questionado sobre elas, pois, espera-se que o profissional Sênior promova reportes de maneira proativa, e mais do que isso, espera-se que este profissional não seja apenas um "relator de problemas" que apenas reporta os empecilhos na execução de um trabalho, mas também seja o "propositor de soluções".

"Como costumamos dizer na Megaquality Brasil: o profissional sênior tem que ser proativo e para cada 1 problema, possuir 10 propostas de soluções."


Podemos concluir, portanto, que para se tornar um profissional sênior, é necessário que você, enquanto profissional, desenvolva seus conhecimentos (com estudos, certificações e outros), trabalhe no aprimoramento de suas habilidades (busque exercitar o que você sabe na prática para demonstrar que também há aplicabilidade sobre seu conhecimento), e ainda mais, tenha ATITUDES relacionadas a posição que almeja.


"Aja como um profissional sênior para ser reconhecido como um profissional sênior."


 

Agora que você compreendeu a diferença de um profissional Sênior para os demais, responda para a gente: quantas ações proativas da nossa lista você costuma realizar quando desempenha seus trabalhos?

Selecione suas ações proativas:

  • 0%1) Busco conhecer meu trabalho?

  • 0%2) Busco compreender o meu ecossistema de trabalho

  • 0%3) Busco compreender como minhas entregas impactam o todo.

  • 0%4) Busco exercitar o raciocínio estratégico quando trabalho

You can vote for more than one answer.


Quantas alternativas você selecionou? Conta pra gente nos comentários.


Se quiser compartilhar, conte também como você se vê no seu trabalho? Você é um profissional Júnior, Pleno ou Sênior? E o que você vai fazer para chegar onde almeja?

A Megaquality Brasil tem ações de desenvolvimento que podem te alavancar e ajudar você a alcançar os seus objetivos profissionais, confirma mais em nosso site.

Clique no botão abaixo e fale com a gente!


60 visualizações1 comentário

1 comentario


Reynald Magri
Reynald Magri
15 ago 2023

É importante buscar diferenciais!😜

Me gusta
bottom of page